A EDP começou a inserir os nomes dos clientes no Cadastro Positivo. Com a iniciativa, 21,5% dos clientes da concessionária que ainda não integravam esse cadastro, passaram a ser visíveis no mercado de crédito. Esses clientes não constavam nas bases de dados enviadas anteriormente pelas instituições financeiras nacionais, fontes da primeira onda do Cadastro Positivo.
Segundo a companhia, a inclusão no Cadastro Positivo permite que os clientes adimplentes tenham novas possibilidades de compras e sejam vistos pelo sistema de crédito do país. A EDP está em conformidade com a Lei do Cadastro Positivo e compartilha com os birôs de crédito o histórico de pagamento dos clientes.
De acordo com o diretor institucional e jurídico da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Wagner Ferreira, a inclusão desses consumidores no sistema de crédito a partir do cadastro positivo beneficia toda a sociedade e gera prosperidade para a vida das pessoas e negócios favorecendo principalmente a população que não está no olhar das instituições de crédito do país. O consumidor de energia passa a ter um vínculo fundamental da sua cidadania a partir da sua relação com a distribuidora de energia. O protagonismo da EDP no setor elétrico para atendimento do cadastro positivo é a certeza de que milhares de consumidores passarão a ter mais um motivo para ter uma relação virtuosa com a sua distribuidora.
Já a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), entidade que representa dos gestores do banco de dados do Cadastro Positivo, destaca o pioneirismo da EDP como fonte do Cadastro Positivo no setor de energia e sua função social de inclusão financeira.